Ir para o conteúdo
Caixa de pesquisa - inativo

Primeiramente, foi feita uma revisão das experiências nacionais e internacionais de inquéritos de saúde.

Foram investigados os seguintes tópicos:

  1. Plano de Amostragem;
  2. Desenho do estudo;
  3. Periodicidade;
  4. Forma de condução do inquérito, incluindo organização e duração do trabalho de campo, tamanho e constituição das equipes de entrevistadores;
  5. Módulos pesquisados;
  6. Questionário utilizado;
  7. Medidas coletadas;
  8. Exames laboratoriais conduzidos (sub-amostras);
  9. Disponibilidade do banco de dados;
  10. Divulgação dos resultados;
  11. Orçamento e gasto por entrevista.

A seguir, foram contatados consultores, pesquisadores com experiência de participação em inquéritos, e representantes das áreas técnicas do MS. Os consultores responderam a uma entrevista, contendo informações sobre: o escopo do estudo; o objetivo principal; o instrumento utilizado; o desenho de amostragem; medidas e exames laboratoriais coletados; acertos e falhas na condução do inquérito; disponibilidade do banco de dados; e formas de divulgação dos resultados. Os consultores responderam também a questões relativas à PNS, sobre a melhor maneira de condução do inquérito, do seu ponto de vista, incluindo todos os tópicos supracitados.

Após o levantamento das informações, seja por meio de revisão bibliográfica, consulta à Internet, ou entrevista com os consultores, foi elaborada uma biblioteca de inquéritos nacionais e internacionais. A análise das entrevistas e das experiências nacionais e internacionais em inquéritos de saúde forneceu, igualmente, subsídios para o planejamento da PNS.