Ir para o conteúdo
Caixa de pesquisa - inativo

Banco de dados prévio - 2023

Por Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE)
Pacote ZIP (105,5 MB)
Data da publicação 21/02/2024Horário da publicação 11:10Publicação disponível para download Arquivo

Nota Informativa

Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, passam por processos de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade. Estes processos são realizados em 3 etapas junto aos Estados e Municípios.

A primeira etapa é um tratamento prévio dos dados, onde são indicadas críticas como erro de preenchimento do atestado, consistência do dado e possíveis duplicidades. Após esta etapa é enviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis inconsistências, este documento é um guia para orientar gestores e técnicos dos Estados e Municípios no tratamento da base de dados do SIM. Este processo só pode iniciar após o mês de março, visto que as Secretarias Estaduais de Saúde garantirão a transferência dos dados para o módulo nacional do Sistema, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o encerramento do mês de ocorrência do óbito.

A segunda etapa é um tratamento preliminar dos dados, onde são revistas as indicadas do tratamento prévio e reenviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis novas e antigas inconsistências.

A terceira etapa é um tratamento final dos dados, onde são revidados e tratados os dados de mortalidade para a publicação de banco de disseminação de dados em versão final nos meios de comunicação do Ministério da Saúde.

Este processo permitirá que o Ministério da Saúde publique os dados com o máximo de qualidade possível, conforme determina a Portaria nº 116, de 11 de fevereiro de 2009, do Ministério da Saúde.

Visto isso, informamos que os dados publicados são prévios e estão em fase de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade, podendo sofrer alterações até sua publicação final.