Ir para o conteúdo
Caixa de pesquisa - inativo

O Saúde Brasil marca o compromisso do Ministério da Saúde em produzir e disseminar análises de situação de saúde. O objetivo é fortalecer a capacidade analítica dos técnicos e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas esferas da União e dos estados, visando à produção contínua e oportuna de evidências epidemiológicas que concorram para o aprimoramento do conhecimento sobre a situação de saúde da população dos estados brasileiros; sobre a magnitude e tendências históricas dos riscos de adoecer e morrer; sobre as desigualdades em saúde; e sobre as hipóteses explicativas para estes cenários.

A publicação de 15 livros, desde 2004 até 2019, consolidou um processo interno valioso no sentido da criação de capacidade analítica e aproveitamento do potencial dos sistemas de informação em saúde. Possibilita-se, assim, um espaço autônomo que proporciona reflexões, a partir de debates, discussões e diálogos de técnicos do DAENT e de outras diretorias de temas e práticas afins do MS, como também convidados da academia, e pesquisadores de outros âmbitos pertinentes, fundamental no processo de análise de situação, da melhoria da capacidade analítica do Sistema Único de Saúde (SUS) para a qualificação das informações de saúde como também para tomada de decisão e construção de políticas públicas.

A partir da publicação de 2017 o Saúde Brasil ganha, com os painéis, uma nova modalidade e disseminação de seus dados. Os painéis online têm como objetivo primordial ampliar a divulgação dos dados apresentados em forma visual e com possibilidade de expansão do escopo publicado no livro. Assim, capítulos que tiveram seus resultados restritos pelo espaço físico da publicação final podem apresentar outra visão, novos insights e novas possibilidades de análise. Como exemplo, dados que foram apresentados para o Brasil como um todo podem ser apresentados por região ou UF, para cada um dos sexos ao invés de apenas para o total etc. Estes painéis representam assuntos comumente tratados no Saúde Brasil ao longo dos anos. Com a publicações de novas edições, estes painéis serão atualizados para acompanhar tendências e métodos de análise, prioridades e fontes de informação, além de serem incorporados novos painéis.

Painéis on-line

Painel Saúde Brasil: nascimentos

Painel Saúde Brasil: mortalidade na infância e componentes

Painel Saúde Brasil: mortalidade geral - Causas de óbito

Painel Saúde Brasil: mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis

Painel Saúde Brasil: mortalidade por acidentes de transporte terrestre

Publicações