Ir para o conteúdo
Caixa de pesquisa - inativo

A coleta e a análise do material biológico serão realizadas por um consórcio de laboratórios privados contratados através do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que está fazendo um trabalho filantrópico para o Ministério da Saúde.

A escolha dos laboratórios privados foi feita entre aqueles que atenderam aos critérios de controle de qualidade do Ministério da Saúde e para os quais foram asseguradas as normas vigentes para a coleta, transporte e processamento do material biológico.

Os laboratórios elaborarão uma rotina de calibração interlaboratorial dos resultados dos exames para o controle de qualidade. Os laboratórios serão responsáveis pela contratação de supervisores regionais para treinamento padronizado dos coletores, e supervisão de todas as etapas do processo, incluindo: o agendamento; a preparação prévia do indivíduo selecionado; a coleta de material biológico; a realização dos exames; e a entrega dos resultados.

Após a realização da entrevista individual, o IBGE passará as informações de contato do morador selecionado (nome, endereço, telefone, etc.) para o laboratório contratado, por meio de mecanismos de transmissão dos dados que garantam o sigilo das informações.

Caberá ao laboratório contratado:

  • Agendar os exames laboratoriais com o morador selecionado;
  • Orientar e fazer a preparação prévia adequada para os exames laboratoriais com o indivíduo selecionado, por meio do impresso, telefonema, ou até visita domiciliar quando necessário;
  • Entregar o frasco de coleta de urina no domicílio;
  • Fazer a coleta de sangue e urina e transportar o material coletado;
  • Fornecer os resultados dos exames laboratoriais ao indivíduo selecionado, através da internet (com senha) ou carta pessoal no caso de falta de acesso à internet;
  • Transmitir os resultados dos exames ao IBGE com os mecanismos adequados que garantam o sigilo das informações.

Manual de procedimentos de coleta e envio de amostras

Criação de Soroteca

As amostras de sangue coletadas na PNS serão armazenadas para compor uma soroteca nacional de uma amostra probabilística da população brasileira.

As amostras serão armazenadas no Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS). Situado em Belém, PA, o IEC atua nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública.

Das amostras de sangue (7 ml) coletadas, 2 ml serão armazenados em freezer no laboratório que realizará a análise dos exames laboratoriais.

No processo de armazenamento, os dados de identificação do sujeito pesquisado serão eliminados e substituídos por um código, que permitirá apenas associar as amostras de sangue apenas a dados demográficos (sexo, idade, raça) e geográficos (município de residência) do indivíduo.

O laboratório contratado para realização dos exames laboratoriais será responsável pelo transporte do material biológico para armazenamento no IEC. Já a guarda do material e a supervisão de procedimentos laboratoriais aplicados no uso do material biológico, que possibilitem pesquisas posteriores, serão de responsabilidade do próprio IEC.

Estudos futuros, que objetivem realizar análises biológicas utilizando o sangue estocado pela PNS serão considerados como projetos independentes e deverão submeter os protocolos a comitês de ética em pesquisa.