Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, passam por processos de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade. Estes processos são realizados em 3 etapas junto aos Estados e Municípios.
A primeira etapa é um tratamento prévio dos dados, onde são indicadas críticas como erro de preenchimento do atestado, consistência do dado e possíveis duplicidades. Após esta etapa é enviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis inconsistências, este documento é um guia para orientar gestores e técnicos dos Estados e Municípios no tratamento da base de dados do SIM. Este processo só pode iniciar após o mês de março, visto que as Secretarias Estaduais de Saúde garantirão a transferência dos dados para o módulo nacional do Sistema, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o encerramento do mês de ocorrência do óbito.
A segunda etapa é um tratamento preliminar dos dados, onde são revistas as indicadas do tratamento prévio e reenviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis novas e antigas inconsistências.
A terceira etapa é um tratamento final dos dados, onde são revidados e tratados os dados de mortalidade para a publicação de banco de disseminação de dados em versão final nos meios de comunicação do Ministério da Saúde.
Este processo permitirá que o Ministério da Saúde publique os dados com o máximo de qualidade possível, conforme determina a Portaria nº 116, de 11 de fevereiro de 2009, do Ministério da Saúde.
Visto isso, informamos que os dados publicados são prévios e estão em fase de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade, podendo sofrer alterações até sua publicação final.