Ferramenta utilizada para avaliação da qualidade dos dados sobre mortalidade. A ANACONDA – Análise de Causas de Morte (Nacional) para Ação – compõe o programa de inovação "Dados para Saúde" da Bloomberg. A ferramenta foi desenvolvida pela Escola de População e Saúde Global de Melbourne em parceria com o Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical da Universidade de Basel. Está atualmente disponível em inglês, português e espanhol.
Espera-se que os usuários da ferramenta adquiram competência e confiança para avaliar criticamente os dados de rotina sobre mortalidade como um primeiro passo para decidir quão precisos eles são e quais as estratégias de intervenção prioritárias necessárias para melhorá-los.
ANACONDA baseia a avaliação da qualidade em 10 etapas de análise, fundamentada em uma versão anterior dos princípios de avaliação da qualidade dos dados sobre mortalidade publicada pelo Centro de Conhecimento sobre Sistemas de Informações em Saúde da Universidade de Queensland na Austrália (Abouzahr et al, 2010). Estes princípios foram subsequentemente adaptados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao preparar uma ferramenta eletrônica chamada ANACoD (Analisando os Níveis de Mortalidade e as Causas de Morte). A ANACONDA expande o conjunto de análises incluídas na ANACoD, especialmente para identificação e categorização dos "códigos pouco úteis" (ou códigos garbage como comumente são conhecidos). A ferramenta calcula também um índice geral da qualidade dos dados de mortalidade, o "Índice de Desempenho das Estatísticas Vitais" – VSPI (Q), combinando 5 componentes em uma única medida: 1) cobertura de notificação; 2) qualidade da notificação da causa de morte; 3) nível de detalhamento sobre as causas; 4) frequência de causas biologicamente implausíveis; 5) percentual de óbitos com idade e sexo ignorados.
Saiba mais aqui.
Ou acesse crvsgateway.info – buscar por ANACONDA.
ANACONDA - Versão 3.8.0 para Windows
Pacote Zip (115,7 MB)
ANACONDA - Versão 3.8.0 para Mac ou Linux
Pacote Zip (83,6 MB)