Contato
Você está aqui:

Os Serviços de Verificação de Óbitos (SVO's) são instituições que têm por finalidade a determinação da morte, bem como a sua causa desde que natural e não sob suspeita de violência, nos casos de óbitos ocorridos sem assistência médica ou com assistência médica, mas em que este sobreveio por moléstia mal definida (Laurenti e Mello Jorge, 1995).

"O SVO é uma instituição responsável pela vigilância de enfermidades de notificação compulsória e coleta oficial de dados epidemiológicos, que permitem avaliações de riscos epidemiológicos de enfermidades" (Parecer nº 30, da Sociedade Brasileira de Patologia).

Deve ainda ser ressaltado a "importância epidemiológica do esclarecimento da causa de todos os óbitos, inclusive os casos de morte natural com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, para a definição e implementação de políticas de saúde e fidelidade estatística do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Além disso, a elucidação rápida da causa de morte em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica, com a finalidade de programar medidas oportunas de vigilância e controle de doenças, e, garantir à população acesso a serviços especializados de verificação da causa mortis decorrente de causa natural, com agilidade na liberação da Declaração de óbito" (Port. nº 1.405, de 29 de junho de 2006).