Contato
Você está aqui:

Banco de dados prévio - 2019

Por Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE)
Pacote ZIP (112,2 MB)
13/05/2020 14:54:29 Arquivo

Nota Informativa

Os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, passam por processos de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade. Estes processos são realizados em 3 etapas junto aos Estados e Municípios.

A primeira etapa é um tratamento prévio dos dados, onde são indicadas críticas como erro de preenchimento do atestado, consistência do dado e possíveis duplicidades. Após esta etapa é enviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis inconsistências, este documento é um guia para orientar gestores e técnicos dos Estados e Municípios no tratamento da base de dados do SINASC. Este processo só pode iniciar após o mês de março, visto que as Secretarias Estaduais de Saúde garantirão a transferência dos dados para o módulo nacional do Sistema, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o encerramento do mês de ocorrência do óbito.

A segunda etapa é um tratamento preliminar dos dados, onde são revistas as indicadas do tratamento prévio e reenviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis novas e antigas inconsistências.

A terceira etapa é um tratamento final dos dados, onde são revidados e tratados os dados de mortalidade para a publicação de banco de disseminação de dados em versão final nos meios de comunicação do Ministério da Saúde.

Este processo permitirá que o Ministério da Saúde publique os dados com o máximo de qualidade possível, conforme determina a Portaria 116/2009 do Ministério da Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/2009/prt0116_11_02_2009.html).

Visto isso, informamos que os dados referentes ao ano de 2019, são prévios e estão em fase de aprimoramento da qualificação dos dados de mortalidade, podendo sofrer alterações até sua publicação final prevista para dezembro de 2020.